segunda-feira, 11 de novembro de 2013

O Corte da Gravata

Hoje vou falar sobre o "corte da gravata"! Sempre achei que era uma tradição realizada em todos os casamentos, já que até bem pouco tempo atrás nunca tinha ido em um casamento que não fosse feito este ritual.



Maior ainda foi a minha surpresa ao ter que explicar a brincadeira para o Leandro que foi pego sem dinheiro algum no casamento de um amigo meu e ficou sem entender nada.

O mais legal desta história foi que o Leandro só tinha cartão no bolso, e de última hora os amigos do noivo providenciaram com o dono do salão uma maquininha de cartão, o acaso rendeu muitas risadas e a história que contamos até hoje.



Então pra quem não sabe, vou começar explicando a brincadeira. 

Durante a festa do casamento os padrinhos e/ou os melhores amigos do noivo pegam o noivo com uma gravata (que não necessariamente precisa ser a que o noivo usou na cerimônia e percorrem o salão vendendo pedaços dessa gravata. O dinheiro é tradicionalmente destinado `a lua de mel, mas o grande objetivo é a brincadeira com os convidados, por isso o valor é simbólico.



Prova de que tudo não passa de uma brincadeira são os adesivos, colocados nos convidados, não tem como não rir com eles. No nosso ainda não sabemos se vai ter, vai depender do orçamento!




Vi em muitos blogs pessoas contrárias a essa brincadeira, dizendo até mesmo que ela constrange os convidados, mas eu sinceramente nunca vi isto acontecer, principalmente porque casamento é uma festa pra família e amigos, não tem porque não entenderem a brincadeira.



Vi até mesmo algumas pessoas dizendo que a brincadeira não tem tradição nenhuma e que é apenas uma forma do casal ganhar dinheiro...sinceramente se quem casasse estivesse pensando no dinheiro, não faria festa! E contrariando mais uma vez essas pessoas descobri que o "corte da gravata" tem tradição sim.

O uso de cortar a gravata e vendê-la aos pedaços nasceu no século XVII. Nesta época das vitórias de Napoleão, os condenados eram sujeitos `a guilhotina. Assim, comparando o noivo a um condenado, o corte da gravata simboliza a "morte" de uma fase da vida dele, para então iniciar outra.

Dando continuidade a este conceito muitos brincam dizendo que o noivo quando vai ao altar, está indo para a forca. Espero que o Leandro não pense assim! rsrsrs





Nenhum comentário:

Postar um comentário