sexta-feira, 6 de março de 2015

Anéis ou alianças de noivado?

Quando digo que estou procurando por uma aliança para o casamento, várias pessoas me olham assustadas e me indagam do por que não continuar a usar a mesma, a do noivado?


Talvez essa pergunta venha á cabeça das pessoas por que eu e o Leandro já usamos uma aliança de noivado, que para muitos já representa o compromisso, e que apenas deveríamos passar esta aliança de uma mão para a outra no dia do casamento, para confirmá-lo.

Mas a verdade é que a aliança que usamos foi escolhida pelo Leandro, e não que eu não goste dela, mas gostaria de ter uma aliança que foi escolhida por nós dois. Não só porque esta é a função dela: unir duas pessoas de comum acordo, como também é um item que vou usar por muuuuuito tempo e deve ser escolhida com muito cuidado.

Daí mais uma vez vem as opiniões: " - Mais pra frente vocês trocam!". Não que as alianças não possam ser trocadas depois de um tempo, mas não vejo necessidade pra isso desde que bem escolhidas. Na verdade acho lindo quando as pessoas mantêm a mesma aliança sempre, sendo visível neste símbolo o tempo de relacionamento dos dois.


Todas estas opiniões talvez tenha resquícios de costumes antigos, quando a aliança era comprada apenas uma vez.

Na verdade, apenas as mulheres usavam alianças de noivado, e nem eram alianças, eram anéis que representavam a intenção do noivo. 



O ato do noivo oferecer uma aliança á noiva surgiu nos anos 860, por decreto do Papa Nicolau I (858 - 867), que os institui como uma afirmação pública obrigatória da intenção dos noivos. Serviria para observar o período que iria do pedido e preparatório para o casamento até a data que finalmente aconteceria a cerimônia. Casamentos estes que eram arranjados entre os pais da noiva e o noivo.


Mary de Burgundy foi a primeira noiva da história a usar uma aliança como sinal de amor e união duradoura. A iniciativa de presentea-la com um anel de diamantes foi de seu noivo, o Arquiduque Maximilan da Áustria, em 1477.

O diamante das alianças representaria a solidez do relacionamento, isso porque, a valiosa gema é imperecível e extremamente resistente.


Alguns gregos usavam os diamantes porque acreditavam ser estilhaços de estrelas que chegaram a Terra; outros, porém, achavam até mesmo que essas pedras preciosas eram lágrimas dos deuses do Olimpo.

Lindo o significado também né? 

Acho interessantíssimo ganhar um anel de presente, mas não vejo muito sentido, acredito que quando um casal decide se casar o compromisso é assumido por ambos, então por que não os dois usarem este símbolo?

No entanto muitas pessoas ainda fazem uso do costume, principalmente os famosos...já que um anel de brilhante não é pra qualquer bolso. O Leandro quando viu o preço de um, quase caiu pra trás, foi muito engraçado.







Hoje para manter a representação dos diamantes, muitos casais estão utilizando alguns em suas alianças. E essa também é minha intenção. Acho lindo!





O grande problema vai ser escolher qual a mais bonita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário