terça-feira, 18 de março de 2014

O vestido da noiva!

Quanto mais pesquiso a respeito das tradições que envolvem o casamento, mais encantada fico. É incrível como cada detalhizinho tem um significado todo especial. E não seria diferente com o vestido de noiva.

Mas nas últimas pesquisas além de encantada com os significados, também fiquei maravilhada com a história da Rainha Vitória. Ela além de ter muita atitude também era super romântica e foi a criadora de que quase tudo o que envolve os casamentos de hoje. 

No post anterior falei dos "noivinhos do bolo" que foi criado por ela, e o significado é liiiindo!


Foi com o casamento da Rainha Victoria que tudo o que entendemos de casamento hoje começou: desde o vestido de noiva branco, uso de véu, dama de honra, laços no vestido, até mesmo o fato de se casar por amor começou com ela.

Antes dela, como já disse aqui em um post anterior: casamentos eram acordos políticos, e as mulheres casavam-se com quem seus pais decidissem que deveriam se casar. Mas no século XIX, já monarca e líder da Inglaterra, Victoria decidiu tudo o que se referia ao seu casamento, inclusive o noivo.


Os vestidos de noiva da nobreza eram dourados ou prateados, e tinham como objetivo mostrar a riqueza da casa á qual a noiva pertencia. As noivas na verdade usavam o melhor vestido que possuíam...

Naquela época várias cores eram usadas nos vestidos de noiva, não havia uma cor específica para a cerimônia, até mesmo o branco já havia sido usado, no entanto por poucas que puderam arcar com a despesa. Isso porque antes de haver métodos de coloração desenvolvidos, obter tecido branco e o manter nesta cor era extremamente difícil.



A cor mais usada era o vermelho, que simbolizava "sangue novo" para a continuação da família.


Quem realmente lançou a moda do vestido branco foi a Rainha Victoria, quando pediu a mão do príncipe Albert em casamento. Todo o casamento envolveu tantos significados e tantas novidades que se propagou e foi copiado por diversas outras noivas.


O branco acabou sendo o preferido pela maioria das noivas, por simbolizar a castidade e a pureza.


Hoje em dia, o branco vem sendo amenizado e os estilistas têm ousado um pouco mais, ao utilizarem tecidos "off white", bege e champagne. 

Existem noivas que até já deixaram a tradição para trás e usam cores clarinhas, como rosa chá, barras dos vestidos coloridos, bordados em outros tons...

Mas o branco será sempre o clássico e é maravilhoso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário