sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

O bolo e as suas crenças

Uma vez decidido que em nosso casamento o bolo estará presente, procurei entender seu significado para esta data tão importante.

Descobri que desde que o bolo de casamento surgiu muita coisa mudou...os noivos não tem mais que se beijar em cima dele (ainda bem, já que eu ia precisar de uma escada!) e nem receberem chuva de bolo para terem sorte.

Hoje, uma das coisas que importa é a quantidade de andares que o bolo terá...muita gente não se preocupa com esse fato e faz um bolo enoooooorme, mas eu acho válido me prender a este detalhe.


O bolo mais usado nos casamentos pelo o que tenho visto, é o bolo de três andares, e nele cada andar tem um significado. O primeiro andar significa o compromisso, o segundo andar o casamento e o terceiro andar a eternidade (achei lindo!)

Há ainda quem diga que as camadas do bolo demonstrem na parte inferior os noivos como família, e a parte superior o casal. E cada nível que viria acima desses dois representa os filhos que o casal espera ter (cuidado com os andares hein gente!)


Outro ritual que envolve o bolo, é o seu corte. Segundo as tradições, os recém-casados devem cortar o bolo juntos, demonstrando que querem dividir suas vidas com a comunidade. 

Os noivos devem cortar a primeira fatia do bolo juntos, mas deve ser a noiva a comer o primeiro pedaço para garantir assim a fertilidade (quero ver segurar o Leandro).

Logo em seguida o bolo deve ser dividido com todos os convidados, a fim de compartilhar a alegria da nova aliança e segundo uma tradição da antiga Roma, este ato traria sorte a todos.

Ainda para as mais supersticiosas existem duas simpatias que envolvem o bolo de casamento.

Uma  é a de que a convidada solteira, deve conservar sua fatia de bolo, e dormir com ela embaixo de seu travesseiro, para assim sonhar com seu futuro marido. (eu particularmente não acredito nisso, acho que a probabilidade de acordar com uma barata é bem maior, mas se alguém quiser se arriscar...é só pedir um pedaço de bolo antes de ir embora, rsrsrsrs).

Uma outra, diz a respeito da noiva congelar uma fatia do bolo, para que na ocasião do primeiro aniversário de casamento o casal coma o pedaço, e este ato renovaria a felicidade do casal  (familiares fiquem tranquilos eu e o Le não vamos fazer...rsrsrsrs).


Nenhum comentário:

Postar um comentário