segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Damas de Honra adultas!

Como no post anterior falei a respeito dos padrinhos, hoje vou dar continuidade falando um pouco sobre as Damas de Honra.

Alguns podem achar que um assunto não tem nada em comum com o outro, e com certeza não terá se você pensa em colocar como Dama de Honra no seu casamento, crianças, mas se forem pesquisar o verdadeiro significado deste item, verão que faz todo o sentido.

Hoje em dia, as noivas costumam chamar para madrinhas suas melhores amigas, o que faz o maior sentido em alguns casos, mas em outros, não. Afinal de contas, as madrinhas devem ser pessoas que conviveram com o casal, que estão presentes na vida deles. Mas muitas vezes temos aquela amiga que mais do que participar do namoro-noivado, faz parte da sua vida, e que você gostaria de dividir com ela este momento (o casamento) de forma mais especial.


Aqui no Brasil é muito comum vermos como “daminhas de honra”, crianças que entram na cerimônia jogando pétalas de rosas, ou com placas e assim abrem a cerimônia para a passagem da noiva. As crianças oferecem um charme todo especial para a cerimônia, próprio de todo o carisma que a infância tem a oferecer.




Nestes casos geralmente a noiva convida uma menina para dama-de-honra e um menino para pajem, sendo esses filhos de parentes ou de amigos. Existem até alguns casos em que eles são filhos dos próprios noivos. Apesar de ter pesquisado bastante, não consegui descobrir em qual momento a tradição foi alterada. Já que inicialmente o costume não era bem esse e em vários países a tradição ainda se mantém!

No casamento da princesa Kate, por exemplo, sua irmã foi sua principal Dama de Honra...



Pelas minhas pesquisas tudo começou na Roma Antiga, onde os noivos eram acompanhados até a igreja por um procissão de jovens da mesma idade e vestidos iguais pois acreditavam que, dessa forma, os maus espíritos não poderiam diferenciar os recém-casados do resto do grupo e não poderiam prejudicá-los.



Lá pelo século V, na Inglaterra, a crença tornou-se um costume popular. As “damas de honra”, ou ainda “Demoiselle d’Honneur”, são geralmente amigas muito próximas da noiva e seu papel é ajudar nos preparativos do casamento, dar aquele apoio moral e acalmar a noiva em todos os momentos, principalmente no Grande Dia. Como o próprio nome diz, elas tem sob sua responsabilidade, honrar e servir á noiva.


As damas de honra devem ser amigas ou até mesmo parentes da noiva. Ou seja, pessoas que sejam muito especiais e tenham um relacionamento íntimo com a noiva. Sendo assim, convidar uma amiga para ser dama de honra é um modo de homenageá-la, assim como as que já foram escolhidas para madrinhas.

Por muito tempo, os seus famosos vestidos eram nos tons pastel e foram objeto de brincadeiras, e algumas recusavam mesmo fazer este papel, com medo de parecerem ridículas. Mas hoje as damas de honra seguem a tendência da moda e em alguns casos podem até escolher o modelo do vestido que lhe vestir melhor.


Na Europa e EUA, as bridesmaids usam normalmente o mesmo modelo de vestido, que pode ser da mesma cor ou de cores diferentes, ás vezes mudando apenas a tonalidade. Os modelitos usados pelas damas não devem ser muito detalhados, para não roubar a cena da noiva. Além disso, devem carregar um pequeno buquê que pode estar em harmonia com a cor do vestido ou com a decoração.


Mas apesar de não precisarem estar iguais, é necessário que ao menos exista uma sintonia entre os vestidos e as cores, afinal de contas eu acho horrível damas de honra, que cada qual vai do seu jeito.

Bom...eu não vou ter daminhas de honra no meu casamento, já que no momento não tenho nenhuma criança especial para desempenhar esse papel, e também não acho correto colocar qualquer criança só para dizer que tive, ou por achar bonitinho.

Mas tenho pensado seriamente em colocar algumas amigas como damas de honra. Isso se elas concordarem, é claro!


Eu ia adorar receber um convite desses. E vocês o que acham?



Nenhum comentário:

Postar um comentário