segunda-feira, 31 de março de 2014

Despedida de solteiro!

Motivo de discussão e estresse para muitos noivos, as despedidas de solteiro costumam englobar brincadeiras "picantes" e constrangimento para muitos casais, até mesmo aos convidados. Se o seu namorado chegasse em casa e falasse: "estou indo a uma despedida de solteiro de um amigo meu", certamente você ficaria furiosa, não é? Eu ao menos ficaria e muito.

As liberais que me desculpem, mas eu não me sentiria nem um pouco a vontade, sabendo que meu noivo saiu com os amigos solteiros (solteiros porque duvido que os casados iriam) para uma noitada de curtição.


Não por desconfiança, nem nada assim, mas sinceramente não vejo sentido em ser diferente. Ninguém aqui é mais solteiro...com o livro assinado ou não, já temos um compromisso! A decisão de ter uma vida a dois já foi tomada a um bom tempo atrás. Talvez todo este ritual fizesse sentido antigamente, quando depois do casamento o homem realmente tinha que assumir uma postura diferente em relação a outras mulheres, mas hoje em dia?

Essa tradição começou a séculos atrás. Há relatos de que os soldados espartanos realizavam um jantar em homenagem ao amigo que se casaria no dia seguinte, e que castigavam o noivo pela covardia de trocar as virtudes de uma vida boêmia pela promessa de sexo regular. Por isso, era bastante comum ser submetido a diversos tipos de humilhações, como ser vestido de mulher, amarrado nu, além de outras "torturas". Claro que o evento também era visto como a "última oportunidade" para ter socialmente comportamentos, completamente inaceitáveis depois de casado, como ter relação com outras mulheres.


Sexta-feira fomos a uma "Despedida de Solteiro"! Fomos...não escrevi errado não! O casal ao invés de separar homens e mulheres resolveu unir todo mundo em uma balada, e confesso que preferi mil vezes assim.






No caso a tradição de sair com os amigos e fazer brincadeiras foi mantida, mas foi possível que todos se divertissem juntos, principalmente por que desta forma tanto os solteiros quanto os casados puderam participar, sem maiores constrangimentos.

Adorei a idéia, e já deixo claro que no nosso caso vai ser assim também...uma balada, um churrasco, mas todo mundo junto!



sexta-feira, 28 de março de 2014

O vestido de noiva e o noivo

Um simples detalhe tem me incomodado bastante na escolha do vestido, é o fato de não poder mostrar pro noivo. Quem me conhece bem, sabe e quem não me conhece já deve ter percebido que sou super insegura, e não seria diferente em relação a roupa, ainda mais em relação ao vestido de noiva.

Lógico que o vestido deve agradar a noiva, é ela que deve estar se sentindo bonita nele, mas já imaginaram que decepção, o noivo não gostar do modelito escolhido? Não ia saber se ele está chorando de alegria ou de tristeza rsrsrs


Bom, eu já pensei! Por isso montei uma pasta com trezentos modelos de vestido e vira e mexe mostro pro Lê, e vou excluindo os que ele não gosta...

Também fui investigar de onde vem a tradição do noivo não poder ver a noiva e descobri que trata de uma tradição milenar praticada por quase todos os povos.

Primeiro consta que os noivos eram impedidos de verem as noivas por que os casamentos eram arranjados e acordados entre os pais, então ver uma noiva e descobrir que não gostaria dela, iria atrapalhar os planos. Imagine quanto gente chorou neste momento, de tristeza...rsrsrs


Em seguida, segundo uma pesquisa realizada no Estados Unidos, os homens entravam em desespero quando se deparavam com a sua pretendida vestida de noiva, por acharem que depois de casado não poderiam mais fazer nada que a vida de solteiro oferecia, que depois do casamento iriam perder a vida, e isso fazia com que muitos homens fugissem e abandonassem a coitada a própria sorte.


Muita gente também acredita que dá azar, mas não consegui encontrar onde esta história começou, com certeza foi alguém que não sabia o que dizer, e simplesmente falou: "Dá azar" e isso se espalhou...

Superstição, tradição, a verdade é que deixar o noivo curioso e ansioso para ver a sua amada é muito bom, independente de qual sejam as crenças e eu com certeza vou curtir este momento.






Lógico que alguém vai ter que fotografar este momento pra mim, porque com certeza se eu olhar pro noivo nesta hora, eu é que vou chorar.


quarta-feira, 26 de março de 2014

Vestido de noiva: a procura!

Já estou me preparando psicologicamente e financeiramente para procurar o vestido. Afinal de contas além de serem várias opções como vocês viram no post anterior, o custo também varia bastante. 


E esse segundo item é o que mais me assusta! Só sendo noiva ou amiga da noiva, pra saber o tanto que é caro um vestido de noiva. O Leandro mesmo, não se conforma...fica o tempo todo: "- Mas tudo isso só pra algumas horinhas?"

Pois é vestido de noiva não é nada barato! Só para vocês terem uma noção, de uma loja pra outra, varia em mais de 5 mil reais. Agora pensa se eu vou pesquisar pouco!

Por isso que antes que digam algo, já me adianto dizendo que não é cedo pra eu começar a procurar, não. O indicado é que se faça com 8 meses de antecedência, mas como "noiva indecisa" que sou, vai ser ótimo começar antes.


O vestido de noiva e a produção do dia (cabelo e maquiagem) são as únicas coisas que a noiva faz que são "pra ela"! Todas as outras coisas do casamento são feitas para os convidados, por isso a escolha do vestido, é um dos momentos mais importantes de todos os preparativos.

Como disse anteriormente já tenho em mente mais ou menos o modelo que quero, e o considero bem simples, então não acho que terei muitos problemas. Mas já me alertaram que nem sempre o modelo que a noiva quer, é o que a valoriza mais, e é aí que está o meu maior medo.


Ao mesmo tempo todas as noivas com quem conversei, me tranquilizaram falando que quando se encontra o vestido certo, você sabe! E que normalmente isso acontece no terceiro ou quarto vestido. Tomara que isso também aconteça comigo e que ele não me custe milhões.


segunda-feira, 24 de março de 2014

Vestido de noiva: inspirações

Está chegando a hora de procurar meu vestido de noiva e estou num misto de ansiedade por não ver a hora de me ver de noiva, e um medo gigante pela dúvida que esta escolha vai me causar.

Tenho uma forte tendência a gostar mais dos vestidos rodados, mais "princesa", ou "bolo" como alguns dizem, mas adoro roupas justas no meu dia a dia, imaginem o drama que vai ser!

Olhem só que lindo esses!







E aí qual vocês gostaram mais?

quinta-feira, 20 de março de 2014

Véu e grinalda!

A vida inteira escutei falar e repetia: "Quero casar com direito a tudo, véu e grinalda". Mas afinal de contas qual o significado destes itens? 



O véu da noiva teve seu significado alterado ao longo dos tempos. Primeiro, o uso do véu da noiva era um costume da antiga Grécia e se considerava que o véu era essencial para esconder a noiva de outros pretendentes ou possíveis admiradores. 

Na idade Média, o uso do véu entre as mulheres dos povos Anglo-saxões se dava apenas entre as mulheres casadas, e jovens solteiras não podiam usá-lo.

O véu também tem seu significado religioso, no Cristianismo por exemplo, ele aparece em todas as representações de Maria, e com isso o uso do véu na igreja era comum antes da década de 1960.


Em árabe, Hijab (véu) quer dizer, "o que separa duas coisas". O véu então significa separar a vida de solteira para entrar em uma nova vida, a de esposa.

Tempos depois, uma visão mais romântica sobre o apetrecho concluiu que o que estava escondido (como o rosto da noiva) se tornava mais valioso. 


Hoje em dia a versão mais recente associa o véu á juventude e pureza, por isso, na maioria das vezes, só é utilizado por noivas que se casam pela primeira vez.

Os primeiros véus feitos de tule de seda datam do século dezenove. E hoje são encontrados de várias formas e tamanhos.






A verdade é que o véu, curto ou longo, simples ou cravado de bordados ou cristais, faz com que a noiva fique, de fato, com cara de noiva, com um ar leve, puro e delicado. E eu acho lindo demais!

Já a grinalda é um acessório que faz com que a noiva se pareça com uma rainha, diferenciado-a dos convidados. Antigamente quanto maior a grinalda, maior é o símbolo de status e riqueza. Mas hoje, tudo está na moda, desde a grinalda mais glamourosa, até a mais simples.










Depois de todas essas imagens maravilhosas. Continuo falando em alto e bom som, que vou casar com direito a tudo, até mesmo véu e grinalda. O mais difícil vai ser escolher o modelo.

terça-feira, 18 de março de 2014

O vestido da noiva!

Quanto mais pesquiso a respeito das tradições que envolvem o casamento, mais encantada fico. É incrível como cada detalhizinho tem um significado todo especial. E não seria diferente com o vestido de noiva.

Mas nas últimas pesquisas além de encantada com os significados, também fiquei maravilhada com a história da Rainha Vitória. Ela além de ter muita atitude também era super romântica e foi a criadora de que quase tudo o que envolve os casamentos de hoje. 

No post anterior falei dos "noivinhos do bolo" que foi criado por ela, e o significado é liiiindo!


Foi com o casamento da Rainha Victoria que tudo o que entendemos de casamento hoje começou: desde o vestido de noiva branco, uso de véu, dama de honra, laços no vestido, até mesmo o fato de se casar por amor começou com ela.

Antes dela, como já disse aqui em um post anterior: casamentos eram acordos políticos, e as mulheres casavam-se com quem seus pais decidissem que deveriam se casar. Mas no século XIX, já monarca e líder da Inglaterra, Victoria decidiu tudo o que se referia ao seu casamento, inclusive o noivo.


Os vestidos de noiva da nobreza eram dourados ou prateados, e tinham como objetivo mostrar a riqueza da casa á qual a noiva pertencia. As noivas na verdade usavam o melhor vestido que possuíam...

Naquela época várias cores eram usadas nos vestidos de noiva, não havia uma cor específica para a cerimônia, até mesmo o branco já havia sido usado, no entanto por poucas que puderam arcar com a despesa. Isso porque antes de haver métodos de coloração desenvolvidos, obter tecido branco e o manter nesta cor era extremamente difícil.



A cor mais usada era o vermelho, que simbolizava "sangue novo" para a continuação da família.


Quem realmente lançou a moda do vestido branco foi a Rainha Victoria, quando pediu a mão do príncipe Albert em casamento. Todo o casamento envolveu tantos significados e tantas novidades que se propagou e foi copiado por diversas outras noivas.


O branco acabou sendo o preferido pela maioria das noivas, por simbolizar a castidade e a pureza.


Hoje em dia, o branco vem sendo amenizado e os estilistas têm ousado um pouco mais, ao utilizarem tecidos "off white", bege e champagne. 

Existem noivas que até já deixaram a tradição para trás e usam cores clarinhas, como rosa chá, barras dos vestidos coloridos, bordados em outros tons...

Mas o branco será sempre o clássico e é maravilhoso!

sábado, 15 de março de 2014

Topo de Bolo

O casal de noivinhos no topo do bolo foi uma inovação advinda do casamento da Rainha Vitória com o príncipe Albert, em 1840. A intenção foi personificar o pensamento de que o amor que eles nutriam um pelo outro os fazia "flutuar nas nuvens". (Ai achei lindo!).

Aqui no Brasil eles chegaram apenas nos anos 90, mas não demorou muito para que esta idéia se popularizasse e atualmente é parte indispensável dos casamentos.

Com a criatividade dos noivos cada vez mais aflorada - e as empresas ávidas por atender esta demanda por inovação e exclusividade, opções não faltam! Basta escolher um que tenha a cara e o bolso dos noivos.

É importante que o topo do bolo tenha a cara dos noivos, e que assim esteja de acordo com a decoração. Imaginem um topo de bolo em crochê, enfeitando uma mesa toda clássica. No mínimo seria estranho né?

O duro é escolher...São tanta opções que dá vontade de fazer vários!












Esses são alguns dos que eu escolheria. Amei todos e achei com a nossa cara, mas já temos o nosso preferido!

O problema é cumprir o segundo item, em que o topo de bolo deve respeitar não apenas a identidade dos noivos e da festa, mas também o orçamento. 

Não se iludam...essas coisinhas fofas são bem carinhas! Mas o que não é no casamento?